Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2014

Linux - Utilizando o comando DIFF para comparar diferenças entre arquivos em diferentes pastas

Um comando do Shell Linux muito interessante e útil é o 'diff'. Utilizo ele tanto para verificar as diferenças entre arquivos gerados por um sistema em que fiz alguma atualização quanto para verificar diferenças no código entre versões de arquivos de aplicações. Sua utilização é muito simples: $ diff /diretorio1 /diretorio2 | cat > /diretoriodesaida/diferencas.txt Explicando o comando acima: 'diff' verifica a diferença entre os arquivos nas pastas 'diretorio1' e 'diretorio2', inclusive diferenças dentro dos arquivos. '| cat > /diretoriodesaida/diferencas.txt' direciona a saída padrão da tela para um arquivo, ou seja, os resultados da análise poderão ser checados no arquivo 'diferencas.txt' Dentro do arquivo gerado 'diferencas.txt' estão indicados todos os trechos que foram modificados entre dois arquivos de mesmo nome ou as diferenças entre quantidades de arquivos.

MySQL - Filtrando CEP com a ajuda do REGEXP

Vamos a uma dica rápida de REGEXP, utilizando como base a seleção de linhas em uma tabela que possuem CEP preenchido. Nossa tabela possui a seguinte estrutura: ID Endereço CEP 1 Rua peruibe 459 05698426 2 Rua martim 67 - 3 Av Rebouças 1000 08968547 Para selecionar apenas as linhas que possuem CEP utilizamos a seguinte Query: SELECT ID,ENDERECO,CEP FROM tabela WHERE CEP REGEXP '^0[0-9]{7}$'  O que nossa REGEXP faz? ^0  : faz com que o MySQL olhe a partir do primeiro caractere e pegue apenas os valores com zero; [0-9]{7}  : após o primeiro caractere, que deve ser zero, pega os campos cujos próximos 7 valores sejam numéricos $  : finaliza o REGEXP, ignorando tudo mais que venha depois dos oito caracteres numéricos indicados anteriormente. O resultado da Query seria: ID Endereço CEP 1 Rua peruibe 459 05698426 3 Av Rebouças 1000 08968547 Abraço!

SQL JOINS - Um infográfico muito bacana que ajuda a entender melhor os JOINS

Imagem
JOINS de SQL geralmente são chatinhos de visualizar mas, apesar disso, são extremamente úteis, principalmente em bancos de dados cuja estrutura está normalizada. Para melhorar este cenário e facilitar a compreensão segue abaixo um infográfico que explica de maneira visual o que cada tipo de JOIN faz. Obs: infelizmente no MySQL não existe FULL OUTER JOINs. Para fazer isso são necessários alguns truques utilizando UNION de duas ou mais seleções utilizando LEFT e RIGHT JOINs.