Livro Mobile First Design with HTML5 and CSS3
'Mobile First Design with HTML5 and CSS3' é um livro da editora 'Packt Publishing' para quem quer um passo a passo a partir do zero na criação de seu primeiro projeto de website responsivo (RWD).
Para tal missão o autor utiliza o framework '320 and Up' como base.
O conceito por trás do Mobile First ou 'Mobile Antes' é pensar em seu projeto levando em consideração inicialmente a experiência do usuário em um smartphone. A experiência em desktops ou telas grandes será sempre uma adaptação do primeiro caso. Esta lógica inverte a anterior, quando o Mobile era considerado uma novidade e estava engatinhando.
Esta linha de pensamento para desenvolvimento deve ser seguida não em todos os casos mas naqueles em que você sabe antecipadamente que a maior parte dos usuários acessarão via smartphone. Outro motivo que pode levar um projeto a seguir o 'Mobile First' é a tendência de que no futuro os acessos via smartphones serão a esmagadora maioria, fazendo com que o projeto já nasça adaptado, o que pode evitar problemas futuros.
A base do livro é CSS e Media Queries. A semântica e marcação HTML são apenas acessórios para atingir as metas do autor que foca principalmente no visual e não na otimização para buscadores ou utilização de ferramentas modernas do HTML5.
Os capítulos do livro na verdade são etapas de um mini projeto
- Mobile First – How and Why?
- Building the Home Page
- Building the Gallery Page
- Building the Contact Form
- Building the About Me Page
Além deles existem dois apêndices: 'Anatomy of HTML5 Boilerplate' que é interessante para começar a usar o framework '320 and Up' e 'Using CSS Preprocessors' que achei um pouco inútil pois basicamente o autor fala onde encontrar ferramentas para utilizar os pré-processadores CSS como SASS e LESS mas não dá qualquer dica de utilização. No decorrer dos capítulos regulares ele utiliza o SASS e o CSS puro como base de trabalho e por ali é possível ter uma ideia rasa sobre os tais pré-processadores.
Uma leitura bem interessante mas que para usuários mais experientes no universo mobile talvez não traga grandes novidades.
Comentários
Postar um comentário