Dicas de livros para iniciar no Git

Imagem original em blog.rjs.in 


Programas de versionamento são indispensáveis para o desenvolvimento em equipe. É ele quem fará o controle das atualizações, mesclará as inúmeras partes dos vários desenvolvedores e manterá todo o trabalho coeso.

Mas diferente do que se pensa os programas de versionamento podem ser também usados por desenvolvedores solitários, apenas localmente em suas máquinas. Assim estes programas ajudam tanto a organizar as atualizações e o fluxo de trabalho assim como também podem ser utilizadas como backup.

Git é um dos mais famosos sistemas de versionamento e nasceu como um projeto para organizar o desenvolvimento do kernel do Linux, que envolve inúmeros programadores ao redor do mundo. Controlar cada alteração e acrescentá-la ao código final seria uma tarefa impensável sem um fluxo organizado e um gerenciador que controle as alterações de cada um. Este é o espírito do Git.

Git X GitHub


Uma coisa interessante de citar é a confusão em torno do Git e GitHub. Muitas pessoas confundem-se com relação a estes termos (eu mesmo já me confundi no início) e já podemos adiantar que, apesar de relacionados, Git e GitHUb são coisas diferentes. Git é o programa de versionamento e GitHub é um dos muitos servidores de distribuição de código que utiliza o Git como software de apoio.

Quando você quer distribuir um projeto para várias pessoas, seja ele aberto ou não, terá que utilizar um servidor conectado a uma rede. Esta rede pode ser tanto  interna de seu trabalho, de sua casa, uma rede privada ou uma rede aberta na Internet. O GitHub é um exemplo de rede de distribuição na Internet. Basta efetuar algumas configurações e comandos em seu Git e ele estará conectado com o GitHub.

Dicas de leitura



Acredito que o primeiro livro a ser recomendado é o 'Git Fundamentals' escrito por Thom Parkin. O livro é bem curto, não chega a ter 50 páginas. Nele podemos encontrar os primeiros conceitos e os comandos principais, ou seja, com ele já é possível dar os primeiros passos.



Para aprofundar um pouco mais no Git, o que é essencial para utiliza-lo bem e organizadamente, é  recomendável ler 'Git Essentials' de Ferdinando Santacroce. Neste livro serão aprofundados os conceitos de 'Branch', comandos específicos e técnicas de utilização, organização e fluxo de desenvolvimento. Existem capítulos específicos falando sobre como trabalhar localmente (se você for um desenvolvedor solitário) e remotamente (para desenvolvimento em equipe) além de um capítulo muito interessante, e que o próprio autor acredita ser o mais importante, sobre como fazer bons commits e Workflows.

Apesar de bem completo 'Git Essentials' não é maçante e nem tão pouco um calhamaço. São 168 páginas de muito conteúdo de qualidade.

Agora não basta apenas ler, é necessário treinar. Pegue um projeto seu (não um principal ou crítico) e comece a usar o Git!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MySQL - Completando quantidades fixas de caracteres com as funções LPAD() e RPAD()

MySQL - Clonando tabelas na linha de comando

PHP - Gerando arquivo em UTF-8 com fwrite() e utf8_encode()